educação

Luciano Schuch toma posse como reitor da UFSM

Gustavo Martinez

Foto: Reprodução

No final da tarde desta quarta-feira, Luciano Schuch tomou posse, oficialmente, como reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A cerimônia virtual contou com a presença do ministro da Educação, Milton Ribeiro.

Apesar de Shuch ter sido nomeado reitor pelo Diário Oficial da União no dia 24 de dezembro,  a cerimônia oficial de posse só foi ocorrer nesta semana. Originalmente marcada para o dia 8 de janeiro, o evento foi adiantado por conta de alterações na agenda do ministro Ribeiro.

Além do ministro, estavam presentes o ex-reitor Paulo Burmann e pró-reitores da nova administração, entre outras autoridades e familiares de Schuch.

Entra em vigor a lei que acaba com a restrição de horário para o comércio em Santa Maria

O ministro da Educação foi o primeiro a se manifestar. Ele afirmou lutar contra politização das universidades, com destaque a um suposto domínio de ideologias políticas de esquerda.

- Espero que a gestão seja muito profícua, seja uma gestão focada, realmente, naquilo que tenha a ver com a educação em termos acadêmicos. Que nossa universidade, que é nossa por ser do Brasil, ela possa se tornar, cada vez mais, um centro de excelência - disse Ribeiro, que continuou:

- E que (as universidades federais) jamais se tornem, como a gente vê em alguns casos esporádicos, mas tristes, um comitê político - completou o ministro, sem citar exemplos.

Em seguida, Schuch começou a fala agradecendo aos familiares e a outras pessoas que o ajudaram a chegar no cargo. Entre elas, o chefe do gabinete do reitor, Eduardo Rizzatti, e seu antigo companheiro de gestão, Paulo Burmann.

-Temos muito orgulho dessa universidade, temos orgulho da assistência estudantil da nossa universidade, sendo uma das maiores e melhores do nosso país, com mais de 2,6 mil alunos morando na nossa universidade. Pela nota geral dos cursos, somos a décima quarta melhor universidade federal, mas sabemos que temos muito o que melhorar.

Serviço do castramóvel deve começar a operar em Santa Maria em março deste ano

Ele também destacou as duas incubadoras de tecnologia da UFSM, citando que são mais de 39 empresas instaladas nelas e que geram mais de 300 empregos com carteira assinada.

- Esse é o papel da nossa universidade, ser uma universidade inclusiva, uma universidade que tenha diversidade, e ao mesmo tempo ser uma universidade empreendedora, uma universidade inovadora, que vai estar preocupada com o desenvolvimento econômico e social do nosso país - complementou Luciano Schuch.

A posse da nova vice-reitora, Martha Adaime, está marcada para este sábado.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Aberto período de solicitação de transferências dos ensinos Fundamental e Médio

VÍDEO: mesmo com obra retomada, escolinha da Monte Belo só fica pronta em 2022 Próximo

VÍDEO: mesmo com obra retomada, escolinha da Monte Belo só fica pronta em 2022

Educação